sábado, 11 de abril de 2015

Amores perdidos



Amor platônico e amor construído

O amor platônico é lindo é romântico, sensível, te faz viajar e sonhar com a pessoa amada além do comum. Nós sentimos que encontramos a pessoa certa e já estamos prontos para amar. Isso pode dá certo, porém é perigoso e, o véu de maia, quando cair, haverá a angústia e decepção.
E o amor construído é diferente, mas também têm suas dificuldades, pois não sabemos se vai dá certo, se vamos aprender amar a outra pessoa, fica a sensação de que falta sentimento e que estamos agindo contra nossas próprias emoções.
A primeira forma de amor é complicada, pois é muito fabulosa e, nem sempre, sentir que gostamos da pessoa antes de ficar com ela, será garantia que dará certo. Portanto, não precisamos gostar, inicialmente, para ficar com alguém. Uma simpatia, coisas em comuns etc., são o suficiente. Então, isso implicará que o amor construído é mais sólido, mesmo possuindo suas dificuldades. Pois ele é empírico, é uma descoberta entre duas almas, e tudo que é construído com paciência e com tijolos por tijolos pode ser bem mais duradouro.
Enquanto isso, a pessoa que gosta antes de ficar, poderá receber um não da outra pessoa que não gosta e que acha necessário gostar para ficar. A diferença dos dois é que, o primeiro, já está iludido com o amor platônico e, a outra, ainda está fazendo esforço para se iludir. Dessa forma, aprendi que o amor construído será menos bonitinho inicialmente, porém o mais consistente.
 No meio dessas questões não compreendidas sobre o amor, eu vejo ilusões de ambos os lados e amores promissores não vividos. Tudo que vejo são apenas dejetos fetais de amores abortados.

2 comentários:

Elisabeth Lorena Alves disse...

Texto maravilhoso. Infelizmente as pessoas trouxeram para os relacionamentos os desejos exteriores, assim, o que vale de verdade, o que não passa e o que deveria ser importante deixa de existir nas perspectivas dos 'apaixonáveis' e com isso, não entendem que só os amores construídos com harmonia e desejo de ambos poderiam de fato se perpetuar, sendo eterno.
Eu acredito em amor construído.

Tobias Mota Lopes disse...

Eu tb :) Meus pais são um exemplo disso e dezenas de amigos e conhecidos. Ah, tava esquecendo de mim rsrs eu tb já estive nessa.